quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

# 20 De óculos postos e pipocas na mão


Fiquei admirada quando reparei que já não faço esta "rubrica" desde Setembro. Felizmente não deixei de ir ao cinema, não tenho visto `e filmes que valham a pena ser comentados, quer por serem excelentes, ou muito maus.
Esta semana, veio uma excepção. Vi finalmente o Machete.
Desde `a décadas, de quando descobri o Fantasporto, talvez com os meus 15 anos, que sou fã de filmes de "serie B", filmes chunga ou o que lhes quiserem chamar. Talvez o primeiro filme que vi do género foi o Braindead, um dos primeiro de Peter Jackson e delirei. Estes filmes tem de ser vistos com uma mente aberta e um estômago vazio. Os argumentos são fracos, os diálogos curtos, as façanhas são dificilmente exequíveis e pouco plausíveis propositadamente. O humor e originalidade dos filmes deste género reside nesses mesmo factos. Juntamente com a capacidade de chocar pelo aspecto gore. Quanto mais sangue, vísceras, cérebros e criancinhas se virem aos bocados pelo ar, melhor!
Hoje em dia, na minha opinião Robert Rodriguez `e o melhor realizador e argumentista do género. E tem uma mais valia irresistível. Para mim, que tenho um fascínio incurável pelo México, `e excelente ver os seus costumes, crenças e estereótipos retratados com um certo sarcasmo. Quentin Tarantino começou com filmes do género, mas quase sempre baseado em filmes asiáticos, dos anos 70 e 80. Pessoalmente, prefiro o imaginário latino.E Machete `e isso mesmo. Não só o filme, mas também a personagem. E que personagem tão bem criada, tão perfeita para um filme de serie B: o antagonista do herói, feio, porco e mau, mas que não deixa nenhuma mulher indiferente, no filme. O argumento surpreendeu-me pela qualidade (sempre comparando, claro com filmes do género). Adorei ver e rever algumas caras do cinema (eu delirei com a Michelle Rodriguez, que adoro e o meu irmão partiu-se a rir com as aparicoes do Steven Seagel - atenção ao brilhante sotaque espanhol). Os efeitos estão bestiais e em termos de originalidade e mensagem esta brilhante.
As expectativas eram enormes para este filme e não saíram goradas.
Recomendo seriamente. Mas só para fãs do género ou para espectadores que consigam ler nas entrelinhas e não sejam impressionáveis. Definitivamente um filme que quero na minha prateleira.

Pontuação: 8 de 10.

Sem comentários:

Enviar um comentário