quinta-feira, 15 de julho de 2010

#17 De óculos postos e pipocas na mão



Ganhei bilhetes para a antestreia do "Ghost Writer", o novo filme de Roman Polanski. Estava curiosa por ve-lo, pois foi durante as suas filmagens, que o realizador foi preso, como já todos sabem, por alegadamente ter violado uma menina de 13 anos, nos 70. Mais tarde vi o trailer, que me empolgou ainda mais.
Adoro thrillers e quando são políticos, melhor ainda. Tenho um fascínio imbecil por politica internacional, teorias da conspiração, guerras contra o terrorismo, etc e este filme não podia ser mais do meu agrado!!
O filme esta espantoso, do inicio ao fim. A musica mantém-nos presos a cadeira, os trechos de acção são eficazes, as interpretacoes convincentes, vindas de um elenco muito rico, os cenários, a chuva e o nevoeiro constantes, acentuam o mistério neste filme extremamente bem realizado e magistralmente bem escrito.
Robert Harris, o argumentista `e antigo repórter da BBC e colunista politico. Por isso, tudo neste filme `e intencional.  Foi apoiante fervoroso de Tony Blair ate a sua decisão de apoiar os Estados Unidos na guerra contra o Iraque. Vão por isso, reparar nas semelhanças evidentes entre o percurso e decisões de Adam Lang (ex primeiro ministro inglês, interpretado por Pierce Brosnan) e Tony Blair.
As referencias constantes a personalidades politicas e situacoes reais são uma constante. E se gostarem e seguirem politica internacional, vão-se deliciar, tal como eu.
O filme não `e leve, mas a densidade `e cortada por um sentido de humor brilhante, mas muito inglês.

Recomendo vivamente a todos aqueles que gostem de thrillers de mistério `a moda antiga, de "juntar pecinhas". `E especialmente para fãs de politica e da actualidade. Mas mesmo aqueles que não gostam mesmo nada, vejam de qualquer modo. Caso contrario, vão perder na minha opinião um dos melhores filmes do ano.


Nota: As meninas podem acompanhar os namorados, para ver a nossa querida Kim Catrall. Desta vez (infelizmente) bem mais pudica! E o sempre sexy Ewan McGregor, claro! ;)

Pontuação: 9 de 10

2 comentários:

  1. Curioso fazer boicote ao Mel Gibson e não boicotar um pedófilo..

    ResponderEliminar
  2. Adoro comentarios anonimos!Mas ja estava a prever um comentario do genero.
    Nao seja ingenuo. O que estava uma miuda de 13 anos a fazer em casa do Jack Nicholson, nos anos 70 a tomar drogas e beber champanhe? Nada desculpa uma violacao, mas algumas situacoes sao faceis de evitar.
    Podia-lhe dar 1001 motivos pelos quais o caso do Mel Gibson me choca mais do que o do Roman Polanski.Basta um deles ter sido um caso unico e isolado,vindo de uma pessoa a quem assassinaram brutalmente a mulher e o filho que esta carregava no ventre e o outro ser uma constante e vir-se a arrastar a decadas.
    E se a propria vitima de Polanski (apos estar a quantia toda paga, claro), redigiu uma carta aos EUA para lhe darem permissao de voltar a casa e se o perdoou publicamente, quem sou eu para nao o fazer?

    ResponderEliminar