sábado, 10 de julho de 2010

Os homens e os seus co-pilotos


Já discutimos aqui, a criação de amizades entre mulheres, na idade adulta. E como será entre os homens?

Como todos já sabemos, os homens são seres bem mais reservados e mais acomodados, do que nos. E muitas vezes o seu grupo de amigos, vem de quase quando eles começaram a ler, ou deram o primeiro beijo, compraram o primeiro preservativo, ou na melhor das hipóteses, de quando receberam o primeiro ordenado.
Os homens não fazem amigos do mesmo sexo, na net, muito raramente no ginásio, nunca na noite ou em ferias. Podem ocasionalmente conversar sobre o resultado do jogo da noite anterior, sobre a brasa da vizinha do lado, sobre o estafermo do patrão, mas nunca convidarão um membro do mesmo sexo, com o qual tem um relacionamento superficial para jantar ou para ir tomar um copo (muito menos compras e cinema).
Os homens tem o estigma de com estes gestos, serem considerados gay. E nos mulheres, quando somos abordadas por alguém do mesmo sexo, que ate gostou de nos e nos quer conhecer melhor, como interpretamos isso?
Eu conheci a minha amiga MG, no ginásio. E foi empatia quase imediata. Ela adicionou-me a sua rede social, começamos a trocar emails, tendo como desculpa, experimentar uma aula de boxe, num outro ginásio e assim começou uma amizade. Mas acham que esta situação resultava se fossemos dois homens?
Alem de que acho que a mulher confidencia, muito mais rapidamente do que um homem. E temos uma maior necessidade de o fazer. Talvez por isso, aceitemos a entrada de novas mulheres na nossa vida. Talvez.
Julgo também, que muitos homens chegam a uma certa idade e a namorada/esposa, passa a ser "o seu melhor amigo", enquanto a mulher, seja casada ou solteira, necessita sempre das suas amigas, para as compras, o cinema, as cusquices, os desabafos...
Neste aspecto, acredito que seja mais complicado ser homem. Ate porque mesmo que uma mulher esteja a ser abordada por outra, para mais do que uma amizade, a maioria de nos vê isso, como motivo de vaidade. Enquanto para os homens, `e muito confuso e insultuoso.

A mim, pessoalmente, faz-me confusão, a dificuldade em se fazer amizades, na idade adulta. Como tanta solidão que há no mundo (não me digam que nunca o sentiram), porque não damos ou criamos oportunidades a novas pessoas de entrarem no nosso mundo? Porque `e aceite, apartir de certa idade, somente uma aproximação entre pessoas do sexo oposto? Será apenas através desta união, que o ser humano se sente realizado?
Não acredito...

2 comentários:

  1. Concordo até à parte: os homens não fazem porque receiam serem considerados gay.
    Eu falo por mim: não tenho esse tipo de gestos porque não sou eu! E não tenho medo que me chamem gay, porque não sou, não tenho amigos gay(não sei porquê, nada contra).
    Não tenho medo dos rótulos, acho que os homens não têm esse medo.
    Acho irritante homens demasiado femininos ou que se aproximem muito de mim para falar comigo, e acho abominável homens brutos que nem sinos. Os extremos.
    Resumindo, poderá haver medo de julgamentos, mas não pela homofobia, acho que não.

    ResponderEliminar
  2. Minha querida, conceptualmente o post está fantástico! Concordo com a grande maioria do que dizes! Não posso é deixar passar uma...

    "Os homens não fazem amigos do mesmo sexo, na net, muito raramente no ginásio, nunca na noite ou em ferias. Podem ocasionalmente conversar sobre o resultado do jogo da noite anterior, sobre a brasa da vizinha do lado, sobre o estafermo do patrão, mas nunca convidarão um membro do mesmo sexo, com o qual tem um relacionamento superficial para jantar ou para ir tomar um copo (muito menos compras e cinema)." - Para que conste, os dois homens com quem eu me dou melhor conheci-os no meu "ginásio" da mente! E no meu hobby, também! E do-me extremamente bem com eles porque... me convidaram para ir almoçar fora e depois beber um copo! E não, não são gays! :)

    Beijo

    ResponderEliminar