segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Estados Unidos dos "Remakes"

Gosto dos Estados Unidos. Gosto dos Americanos. Apesar de achar que tem a mentalidade de um novo rico ("globalmente" falando), gosto deles.
Só não gosto, ou melhor, abomino a sua falta de criatividade em relação as artes. Especialmente a 7a.
Na década passada, estiveram entretidos a refazer(ou deverei dizer desfazer?) filmes japoneses. Ele foi o "The Ring", o "Dark Water", o "One missed call", o "The Gruge", o "Pulse", entre dezenas de outros! Com um coreano aqui e acolá!
A ideia base era a mesma, os cenários os mesmo e muito diálogos exactamente iguais. O que mudou afinal? Trocaram os actores asiáticos por bimbas/os americanos e empobreceram a historia, tornando-a mais simples e fácil de compreender. Ah e claro, a língua passa a ser o inglês. Porque `e uma trabalheiraaaaa, ler legendas!
Todos estes filmes foram um sucesso e muitos dos espectadores nem sabiam que estavam a assistir a remakes, quanto mais verem os originais!
Agora, o que esta a dar `e pegar em cinema europeu, especialmente Sueco! E neste caso, nem esperam alguns anos, para refazerem o original, nem por respeito! Em 2008, estreou na Suécia, "Låt den rätte komma in" ("Let the right one in") e no ano seguinte "Män som hatar kvinnor" ("The girl with the dragon tattoo"). O remake do primeiro filme, estreia esta semana no States e o seguinte esta já em filmagens, por sinal tendo um dos meus realizadores favoritos, a frente do projecto.
Não entendo!
Ou `e inveja, por não se terem lembrado de adaptar esses mesmos argumentos/obras literárias ao cinema ou a criatividade americana secou. O que também `e outra hipótese. Ou quem sabe estão com preguiça mental. Também plausível. Não sei, só eles me poderão dizer!
Algo que também me custa compreender, `e a fobia (e isto a nível mundial) pelos filmes não americanos! Quantas dezenas de pessoas se recusaram a ver comigo filmes europeus ou asiáticos. Mas quantas!! Quando hoje em dia, a meu ver, o cinema feito fora dos Estados Unidos `e bem superior.
Ajudem a mudar esta mentalidade. Se formos todos ver este filmes chamados "alternativos" (talvez pela difícil aceitação), os Estados Unidos não os usarão para seu proveito. Pois ninguém ira ver um filme, já visto!

1 comentário:

  1. Os japoneses também copiam ou adaptam muitas séries ou livros americanos. Basta ver o Spider Man japonês (procure no youtube, vai-se rir) ou os Mangas da Guerra das Estrelas, do Batman e de outras figuras da cultura americana. O mesmo se encontra no cinema de Bollywood (mais uma vez, o youtube está cheio de exemplos).Penso que este intercâmbio é mutuo, não é só "inveja" americana.
    Quanto a recusar ver filmes europeus e asiáticos, para mim o principal problema é o ritmo. Por vezes a história é a mesma, mas o ritmo rápido do cinema americano torna as histórias menos aborrecidas.

    ResponderEliminar