terça-feira, 5 de outubro de 2010

Apesar de tudo

Sou patriota. E de isso, não tenho duvida.

Sou muito zelosa dos nossos bens, do nosso património, da nossa rica historia. E tenho um prazer enorme, sempre que falo ou mostro, o nosso cantinho a alguém.
Fico louca se vejo tirar fotos com flash, num museu, numa igreja, em qualquer sitio, que contenha uma imagem, a qual o flash poderá roubar um bocadinho da sua beleza. Não consinto que se encostem, sentem ou debrucem sobre representacoes materiais do nosso passado. E lamento que as pessoas não tenham essa sensibilidade incutida. Uma igreja românica, não `e um armário da Ikea!!
Dito isto, não entendo os monárquicos! Não me cabe na cabeça, que alguém ache que o nosso pais poderia avançar, se tivéssemos uma família real, com poder. A realeza hoje em dia, não `e mais do um "boneco", para a sociedade. Alvo de chacota ou carinho, quase como uma estrela pop. Veja-se os casos de Inglaterra, do Mónaco, dos países nórdicos. A monarquia, não mudaria nada, porque poder e riqueza, ainda mais centralizada do que temos actualmente no nosso pais, `e quase impossível.

Por isso, Viva a Republica e todos os homens que morreram em prol de uma mudança e das famílias que por eles sofreram! Vivam estas homens pioneiros, estes sonhadores, estes espíritos corajosos que resolveram desafiar a mudança! E viva Portugal, que apesar de estar uma Republica das Bananas neste momento, foi a 100 anos, uma Republica Vitoriosa!

1 comentário: