segunda-feira, 25 de abril de 2011

Post-compreendo-perfeitamente-se-desistirem-de-ler-a-meio (ou se até nem o começarem)

Passamos por várias fases durante a vida, vários estados de espírito durante um dia.
Talvez porque os meus problemas de sono estejam mais intensos, talvez porque a vida esteja a exigir bastante de mim, nos últimos tempos, ando num grande período de introspecção. Tenho ponderado tudo, analisado bastante, sentido um turbilhão de emoções e ao mesmo tempo, cada vez me fecho mais para o mundo, para quem não interessa. Cada vez tenho menos interesse e mais dificuldade em criar laços. Menos vontade de me apaixonar, menos paciência para aturar o egoísmo e mesquinhice do ser humano.
Cada ser humano que conheço me faz lembrar o anterior, com os mesmo maneirismos e objectivos de vida. Por isso, qual a finalidade?
Passei a Páscoa com a família ver fotos nossas e da nossa infância. E todos nos apercebemos de que o tempo voa. Especialmente os meus avós, quando deram conta que a maior parte das pessoas nas suas fotos de casados estavam já mortos.
Chegarei á idade deles realizada? Feliz?
Temo muito a morte de quem amo. E ultimamente não tenho pensado noutra coisa. Os meus avós não vão para novos, tenho um familiar doente e muito, muito medo!
Já perdi pessoas queridas. Mas nunca realmente chegadas. E sei que o meu mundo desabará nesse dia. Espero que esteja longe.
Neste último grupo de Londres, uma professora tinha perdido o marido á sete meses e a filha de 16 anos, o pai. A senhora estava ainda muito perturbada e era a primeira viagem que fazia sem ele, depois da sua morte. Estava carente, necessitada de falar com alguém do que estava a sentir, das memorias e aventuras que passou com ele, de quem ele era e do que representava. Morreu com um cancro galopante, aos 55 anos. Teve um ano de vida, depois de saber. E ainda assim, levou a família para uma última viagem.
Nem ela sabe o que a sua história me perturbou! Não só pelo conteúdo em si, mas pela altura em que veio. Não os consigo tirar da minha mente desde então. Alguém a lidar com a morte, com a perda de um ente-querido, ali a conviver comigo, lado a lado.
Como se supera a dor, o vazio? Onde se arranja forças? Como se cura a saudade?
Não estou ainda pronta. Sempre achei que teria já a minha família quando isso acontecesse. Que teria os meus próprios pilares, as minhas bases de apoio. Mas ainda não as tenho, por isso não pode ser já.
As notícias no jornal assustam-me. Mortes violentas, acidentes...ando sufocada!
E hoje vi o "Never let me go" que fez tudo menos tirar da minha mente estes pensamentos medonhos!
Não gosto e não vejo objectivos nos filmes que nos angustiam e nos perturbam sem objectivo, sem moral, com situações irreais, hipotéticas. Este é um destes filmes!
Acabamo-lo todos encolhidos, embrulhados em nós próprios, enrolados nos nossos medos e pensamentos.
Ainda para mais´, além de o tema ser morte e não ter tempo suficiente com quem nos é querido, é ainda interpretado pelo Andrew Garfield, que como já vos tinha dito, é a fotocópia (num tinteiro mais escuro) do meu ex (a boca é igualzinha!)
Conclusão: Á angustia trazida pelo filme, ainda me deixou a pensar nele. E nas suas expressões e no que estaria ele a fazer naquele momento!O que já não acontece muito frequentemente. Mas hoje bateu forte, a falta dele. E acima de tudo, o estado em que estamos quando amamos verdadeiramente alguém. É um estado único, uma forte inigualável. Pelo menos se morrer amanhã (voltando á temática) sei que tive o privilégio de amar incondicionalmente. Posso não ter amado a pessoa certa, mas pelo menos fi-lo e muita gente morre, sem nunca se ter sentido assim. Só peço não ter "desperdiçado" esse amor. Só espero amar assim o meu futuro marido e pai dos meus filhos. Porque o poço de onde esse amor saiu está seco. Se temporariamente ou para a eternidade não sei, o futuro dirá!
(Desculpem o testamento - para aqueles muito pacientes que ainda estão comigo - mas é isto que se tem passado na minha cabecinha perturbada! Deve ser só necessidade de dormir!)

8 comentários:

  1. Não há nada mais reconfortante do que amar verdadeiramente. Uma riqueza que não está ao alcance de todos.

    ResponderEliminar
  2. Não estás sozinha nesses pensamentos.
    Mas apesar do medo, tens de aproveitar os momentos com essas pessoas tão especiais para ti. Saborear cada momento.
    E força. Qualquer coisa diz !

    Beijooo *

    ResponderEliminar
  3. Eu também tenho andado com vontade de me fechar, de mergulhar num isolamento social, porque sinto que as pessoas não valem muito a pena... só desilusões atrás de desilusões... neste momento não creio ter ninguém a n ser família chegada que se preocupe comigo, que queira mesmo saber se estou bem, se preciso de desabafar... e por isso o medo da morte também vem. Sinto que estou a desperdiçar a minha vida, que ando aqui a matar tempo apenas sem fazer nada do que gosto.. e isso que sentes, esse medo de perder os que amas.. eu também o tenho.. a minha avó já vai a caminho dos 90 e, como já escrevi no meu cantinho, tenho um enorme carinho por ela. É a única pessoa que nunca me desiludiu. Que está sempre aqui para me reconfortar quando o meu mundo desaba, que percebe logo que não estou bem ao fim de 5 minutos comigo... (e mais ninguém deu conta disso..). Não sei o que farei sem ela. Não sei como será. Só sei que vai doer e muito. Não sei se vou ter o período de "isto é tão surreal... não está a acontecer".. em que o meu cérebro fica meio latente de tão perplexo como quando o meu avô morreu... Tanto tempo depois ainda esperava que tudo voltasse ao normal e ele abrisse a porta e saísse do quarto... mas a porta nunca mais se abriu. Não sei.
    Também vi o filme.. e fiquei muito perturbada. Exactamente pelo que a personagem disse no final... as pessoas que levam uma vida normal.. será que chegam a fazer tudo o que desejam? Nesse momento apercebi-me de como a vida é mesmo curta e do medo que tenho de não a aproveitar bem.. de nunca me sentir completa. Mas acredita quando digo que pensar nisto não vale de nada... Só nos traz angústia, sofrimento por antecipação... Há que lutar para concretizar os nossos projectos, os nossos sonhos... ir dando um passinho de cada vez. E quanto às pessoas que amamos passar mais tempo com elas. Fazer um esforço para arranjar um bocadinho para os visitar, para conversar... é tão importante para eles nesta fase mais tristonha/ solitária da vida... E para nós... Enriquece-nos... Faz-nos bem à alma e deixa-nos o coração aconchegadinho. Bem já me alonguei de mais.. Acho que o essencial é irmos vivendo, irmos lutando e dando pequenas oportunidades às pessoas, deixar as coisas fluirem mas sem nos limitar-mos a assistir. E acima de tudo, passar muito tempo com quem amamos, dizer-lhes e mostrar-lhes que os amamos porque nunca se sabe quando será a última oportunidade que temos para o fazer.

    ResponderEliminar
  4. Olha querida, só te vou dizer uma coisa... Neste momento estou tão frustrada com esta estupida internet que não foi capaz de enviar o meu 'relatório' para os teus comentários :'( Maldita net >.< Vou tentar reformular tudo duma forma algo resumida! Desculpa lá :(

    Como eu já havia dito! Foi um enorme prazer ler o teu dito "testamento"...Até porque apesar de ter a idade que tenho sinto-me quase na mesma situação o que é errado! Porque quer tu quer eu somos muitos jovens para nos encontrar-mos nessa situação. Achas que é falta de sono? E é! Descansa mais querida... isso sem dúvida que é falta de descanso. Quanto ao pensar sem dúvida pensas de mais tal como em tempos já me aconteceu... Não faz mal pensar a meu ver... Não faz de todo mal pensar, mas pensar na mesma coisa constantemente deixa-nos loucas. Por isso primeiro descansa :) Segundo não penses, evita a todo o custo a menos que penses em coisas boas! Por exemplo forma de o evitar é imaginares uma história para um livro por exemplo ^-^ resulta comigo e dá sono! o.o E em terceiro lugar filmes como esses é que não! -.- Filmes de comédia, animação! Até comédias românticas sim...Agora isso é que não! Estás a viver para um drama que não pode ser... Estás a sofrer por antecipação por um futuro que desconheces! Relaxa Scarlet (espero poder tratar-te assim )... A vida é deveras bastante complicada, mas eu também já passei por isso, até agora o ente mais próximo que perdi foi o meu avô e sinceramente foi uma perda enorme confesso! Mas apesar do que o nosso coração possa sofrer, o tempo tudo cura... Até as feridas maiores... Apenas necessitam de mais tempo :)

    Isto não está bem como eu queria :( Tendo em conta ao problema sucedido >.< Mas espero ter ajudado de algum modo :)

    PS: Desculpa novamente por este "relatorio" >.< Tentei resumi-lo ao máximo desta vez!

    Beijoquinhas**

    ResponderEliminar
  5. Num momento ou outro da nossa vida, penso que todos nós passamos por fases assim e nos questionamos... Desejo sinceramnete que não tenhas que passar por nada disso :) Coragem!

    ResponderEliminar
  6. Scarlet não sofras por antecipação, eu entendo tudo o que queres dizer mas estás a angustiar-te em vão. Ninguém dura para sempre e sabemos que mais tarde ou mais cedo as pessoas que amamos (e nós próprios) têm de partir. Então de que vale sofrermos antes se temos tanto tempo para sofrer com isso depois?
    A minha mãe também anda doente mas Deus me livre de pensar em tal coisa. Há que ter fé e esperança e esperar pelo melhor.
    Nós que estamos bem (pelo menos fisicamente) temos de dar forças a quem não está bem.
    Espero que superes a tua angústia, são fases acredita.
    By the way o Andrew Garfield é tão fofinho. Mas não te preocupes que um dia destes aparece por aí um Ryan Reynolds que lhe dá uma abada :P
    Beijoca

    ResponderEliminar
  7. É complicado, todos passamos por fases difíceis. Eu estou numa fase que só me apetece isolar de tudo e de todos, e isto está a ser horrível :'( Espero que nunca passes por uma situação como a da outra senhora... Mas tens de acreditar que és forte. Tudo começa cá dentro... Eu já tenho olhado para trás e relembrado situações muito complicadas da vida e pensar "estive tão mal... fui arranjar forças nem sei onde" e pouco a pouco levantei-me. Somos todos assim, e mesmo que por vezes pareça ser o fim do mundo entram os amigos, ou melhor os verdadeiros amigos que nos ajudam.
    Força querida. Beijinhos** e descansa muito :)

    ResponderEliminar
  8. Eu li-te do início ao fim e acredita que compreendi o que sentes. De toda a família mais chegada, perdi o meu avô paterno e o meu padrinho. Perdi também um amigo próximo e uma namorada... E tenho muito medo de perder aqueles que mais amo. Os meus pais e avós principalmente...

    Neste momento, tu estás mal. É normalíssimo. Nunca te entregaste a ninguém como ao teu ex e nunca foste tão maltratada por ninguém. Isso marca, magoa. É normal estares a passar um período de nojo maior que o normal...

    Conta comigo para o que for preciso... Já sabes como me contactar :)

    Um beijo grande

    ResponderEliminar