quarta-feira, 3 de março de 2010

Hoje o mundo perdeu mais um anjo


A história de Leandro Pires, o menino de 12 anos que se suicidou, atirando-se ao rio, partiu-me o coração.

Imaginar a dor desta criança e a convicção que tinha em morrer, entristece-me por demais.

O menino saiu da escola á hora do almoço, dirigiu-se para as águas do Rio Tua, tirou a roupinha, deixou-a nas margens e mergulhou. As comportas do rio estavam abertas e por isso, o corpo nunca foi encontrado, tendo sido de certo, arrastado para longe.

Leandro era vitima de violência constante, por parte dos colegas, na escola: agredido violentamente, tendo já sido anteriormente internado e insultado sem piedade. E achou que não conseguia aguentar mais ou convenceu-se de que os insultos podiam de facto, corresponder á realidade.

Qualquer pessoa, optar por acabar com a própria vida é chocante, mas sendo essa pessoa uma criança, é brutal.

Este menino deixou os pais, um irmão gémeo e uma irmã mais nova, para quem a vida, sem dúvida alguma, nunca mais será a mesma. Os meus pensamentos e compaixão estão com eles.
Quem me dera poder ajudar.

E agora, quem culpar?

Não culpo as crianças que "causaram" esta morte, pois são como disse, crianças, não têm noção da gravidade dos seus actos e estarão também, estigmatizadas por este acto inconsciente para sempre. As crianças são cruéis, é um facto. Agora os adultos, que as acompanham no processo de crescimentos, na formação das suas personalidades, têm por obrigação, de estar atentos a certas características que vão aparecendo no carácter dos seus filhos. As crianças são sem dúvida, o reflexo dos adultos com os quais convivem.

Quero acabar este post com dois pensamentos:
* O término da vida é definitivo e nenhum problema o é. Se o dia de hoje é negro, esperem por amanha, os raios de sol, vão voltar a aparecer aos poucos. Falem com familiares, amigos. Todos nós temos sempre alguém a quem recorrer, nem que seja as linhas de ajuda, que são anónimas e estão á nossa disposição 24 horas. Nunca tomem o suicídio como opção.

* Pais, estejam atentos aos vossos filhos. Percam tempo com eles, amem-nos, mimem-nos e não os descuidem. Uma criança degligenciada será um adulto frustrado, conflituoso, problemático.
Ser pai é um dom, aproveitem-no!

3 comentários:

  1. Desconhecia por completo :(
    Força à família que imagino não estar a viver um momento nada fácil!

    ***

    ResponderEliminar
  2. post maravilhoso!!!!


    http://cravoaosol.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Gostei deste teu post e das tuas mensagens. Como é que o suicídio é opção para uma criança? Como é que os pais não se apercebem dos sinais de alarme de que algo não está bem? Porque é que a Escola não deu por nada? perguntas que nunca vão ter respostas...

    ResponderEliminar