quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

# 26 De Óculos Postos e Pipocas na Mão


Já não ganhava um convite de cinema para uma ante-estreia, a décadas. E desta vez, graças ao IKEA (ahhh, como adoro suecos) e por ter sido posta neste mundo no mês de Fevereiro, ganhei um convite duplo para ver o 127 hours, de onde acabei de chegar.
Antes de mais, recomendo que levem uma garrafinha de agua para a sala de cinema. Pois acreditem que se vão sentir cheinhos de sede! Eu cheguei a casa e bebi uma garrafa agua das pedras e mais um copo de agua sem gás!
Sugestão feita (e depois digam-me se não se passou o mesmo com vocês), passo a dar a minha humilde opinião sobre a ultima obra de Danny Boyle (realizador de quem vi todos os filmes e de quem sou grande fã): a fotografia do filme esta genial- as cores, a nitidez, os contrastes, ...foram logo as primeiras mais valias que me chamaram a atenção. Seguiu-se a fantástica banda sonora, tão bem encaixada em cada cena. Estas duas caracteristicas do filme, ajudam-nos a entrar na historia, a vibrar a viver com Aron, esta experiência de vida não inacreditável. E inacreditável, `e talvez o termo exacto. Pois se não soubéssemos que era baseada em factos verídicos, nunca acreditávamos ser possível acontecerem, ter o desenvolvimento e a conclusão em questão!
Temos então, um grande realizador (quase que arrisco em dizer, genial), uma fotografia incrível e uma banda sonora que não podia ser mais perfeita, melhor pensada. Faltam-nos dois ingredientes para tornar esta película inesquecivel: uma historia que mereça ser contada e bons actores. Check e errrr...check! Se bem que neste caso, um actor chega para fazer o filme resultar.
Não me lembro de alguma vez ter visto algo com James Franco. Retiro o que disse (depois de consultar a Internet apercebo-me que vi dezenas de filmes com ele). Mas porque não me lembrava eu de o ter visto? Porque James Franco nunca tinha tido um papel a sua altura. Ou porque esteve a fazer rascunhos, ate chegar a obra prima! E aqui a tem!! Se ainda não viram o filme (sim, não o podem perder) a meu do filme, quando estiverem a chorar, agarrados a cadeira, a tapar os olhos ou cheios de sede, lembrem-se que aquela pessoa por quem estão ali tão entusiasticamente a torcer, esta a fingir, a fazer de conta, a interpretar um papel!`E quase impossível acreditar nisso, não `e? James Franco `e P-E-R-F-E-I-T-O!Foi um dos papeis mais difíceis de interpretar e um dos melhores interpretados que a vi na minha longa e recheada vida de cinéfila.
Quanto a historia. Basta ser real para ter outro sentido, para merecer ser contada. `E um exemplo de vontade de viver, de nunca baixar os braços (literalmente...ehehehe), de nunca deixar de acreditar. A vida deste homem e a sua historia merecem ser contadas e recordada por muitos anos.Tal como esta brilhante juncao de Boyle e Franco, a qual chamaram 127 hours mas que podia ter chamado um dos melhores filmes do ano.
Um filme que sem duvida, vai despertar sensacoes, pois vão sentir o que o personagem sente, cheirar o que ele cheira, ver, tocar. Nem sempre se sentirão confortaveis ao fazê-lo.Mas essa `e a verdadeira intenção do filme.
Para terminar, o filme `e baseado no livro escrito por Aron Ralston, "Between a Rock and a Hard Place". Podia este livro ter um titulo mais apropriado?

Pontuação: 9.5 de 10.

Sem comentários:

Enviar um comentário