terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O "Blue Valentine" moeu-me a alma...

Vi o "Blue Valentine" ontem á noite. Queria dormir e não conseguia. Queria telefonar a alguém e as 2 da manhã não podia. Revi-me tanto no filme. Passei-o com o coração as saltos, apertadinho. Com os dedos dos pés enrolados e os músculos de todo o corpo contraídos. Foi quase como estivesse a ver retratada a minha vida, todos os choros, as discussões.
Passaram 24 horas e ainda não o tirei da cabeça. Durante o dia, a minha mente reviu os diálogos, as cenas, toda aquela angustia! Haverá dor maior do que ter dedicado anos da nossa vida a alguém, ama-la com todas as forcas, criar uma família com ela e senti-la aos poucos a desistir de nos, a deixar de nos amar, a ter nojo de nos tocar? Chocou-me tanto um casal que se amava incondicionalmente, se ter autodestruido, levando junto o amor que em tempo os uniu. Mais uma prova que tive que o amor, só por si, não torna eterna uma relação. Ao contrario do que em tempo pensei.
O filme `e tão cru, tão real, tão excepcionalmente bem interpretado! Que outros dois actores poderiam ter esta química juntos, esta pureza na interpretação? Acredito piamente que a Michelle Williams seja uma pessoa frágil, triste, uma alma velha num corpo jovem. O Ryan Gosling `e fantástico. Todo ele `e arte, a começar pelo exterior e a acabar com aquele olhar intenso, profundo, agri doce.
Questiono-me sobre a classificação americana do filme para maiores de 17 anos, baseada numa cena de sexo oral, em que apenas se vê a cabeça de Ryan entre as pernas de uma ofegante Michelle. Mas esperem, não se passa o mesmo entre Mila Kinus e Natalie Portman, no Black Swan? `E por serem duas mulheres, que o filme não teve a mesma censura? `E por ser uma das cenas que vendeu o filme? `E por ser um filme muito mais glamouroso? Não entendo.
"Blue Valentine" `e uma peca de arte. `E eterno. `E real e lindo.
Amei. Marcou-me tanto, tanto! Fez-me ponderar muito!
Mas `e um filme indie, obscuro, cheio de fantasmas. Nunca chegara aos grandes prémios da sétima arte.
Mas não creio que seja necessário. Marcou-me a mim e de certo, a milhares de pessoas por esse mundo fora.
Não percam, mesmo...

2 comentários:

  1. Ainda não vi!
    Mas eles têm química!
    Sabias que eles viveram algum tempo juntos para poderem interpretar melhor um casal?

    ResponderEliminar