terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

De óculos postos e pipocas na mão #5



Vim agora de ver o blockbuster do ano, ou deverei dizer, o maior blockbuster de todos os tempos?
Consigo bem entender porque. A receita `e milagrosa, mesmo sem fermento:
* A historia, mesmo não sendo criativa, `e intemporal. O bem contra o mal. O amor como o único caminho a seguir, o heroísmo. `E tudo tão idílico, tão romântico, tão fantástico, que só podia existir, num mundo "paralelo".
* Os efeitos especiais 3D são únicos. Entramos naquela explosão de cores, vibramos com os animais exóticos, agarramo-nos as cadeiras nas perseguicoes, e "estuporamos" os maxilares na luta final.
* A mensagem `e eterna. O terrível erro, no qual muitas nacoes ainda caem, de que "nos `e que somos civilizados", "vamos "educar", enganar,roubar, matar os desnecessários selvagens". A cultura de um povo, nunca `e mais correcta do que a de outro (salvo raras excepcoes como por exemplo, a Alemanha nazi), apenas diferente.
Custa-me pensar que o que vemos neste filme, que nos choca tanto, foi exactamente o que aconteceu durante a descoberta do novo mundo, do Brasil, do México e de todos os outros países, que foram colonizados (ou deverei dizer "educados", enganados, roubados, mortos, já para não falar nas violacoes e torturas). Facto do qual, a nossa pátria tanto se orgulha (basta ver pelo nosso hino, parado no tempo, pro-bélico).
Mas voltemos ao Avatar.
Para mim a maior mensagem do filme `e a tolerância `a diferença. Facto pelo qual nos devíamos reger dia após dia. Acreditar nas nossas capacidades, nunca desistir, amar em pleno, o altruísmo, a preservação da natureza e tudo o que dela nasce, são alguns dos valores encontrados neste magnifico filme.
O filme `e pretensioso, `e uma verdade. Mas não no sentido megalómano. Nao `e nada "hollywoodesco". Foi assim feito, para nos poder fazer viver sensacoes nunca vividas e ver um mundo nunca visto.
Avatar, para mim, `e muito mais do que um filme, `e uma experiência.
3 horas, nas quais rimos, choramos, arregalamos os olhos e soltamos muitos "uaus", "heys", "xi". Sentimo-nos crianças outra vez.
Porque no século XXI, onde temos tudo ao nosso alcance, deixamos de ter acesso, ou de ter interesse pela magia da ilusão. E Avatar enche o nosso coração de uma magia muito leve e colorida. Daquela que nos faz sentir tão bem! :D

Pontuacao: 10 de 10

2 comentários: