terça-feira, 8 de junho de 2010

# 14 De óculos postos e pipocas na mão

Ontem fui ver o novo Pesadelo em Elm Street.

Para quem não sabe, nasci em 81, três anos antes da versão original ter saído, por isso obviamente nessa altura não me lembro de nada.
Terá sido talvez cerca de 5 anos depois que tive contacto com o filme pela primeira vez. Vi-o de soslaio, eu e a Littlemisstaken escondidas atrás de um sofá, em casa dos padrinhos dela.
Lembro-me que tive muitooo medo!

Muito menos medo tive, quando uns anos mais tarde o revi. Serviu de banda sonora e esporadicamente visual, para a minha primeira curte, numa cama, em casa do C. E esperem...a faltar a uma aula dupla, de educação visual! :)
Durante a adolescencia, ainda fui ver o ultimo filme da colecção, ao Fantasporto. Devia ter prai 15 anos. Mas como devem ter imaginado, 15 anos, escuro, cinema, hormonas aos saltos. Pouco vi! :)

No inicio da idade adulta, resolvi vê-los todos e ate a chachada do "Freddie Vs. Jason", a uns anos atrás. E tenho ate o pack dos filmes. :)
Gosto muito. Especialmente aqueles que foram feitos, nos anos 80.
Imagino os espectadores, a verem todas aquelas técnicas e efeitos inovadores. Ainda era possível surpreender, diria quase hipnotizar o espectador naquela altura. Hoje a historia `e outra.

O novo Pesadelo em Elm Street não traz nada de novo. Era dificil. Wes Craven esgotou as alternativas. Trouxe uma novidade que me agradou: aprofundou muito a historia de quem era o Freddie, os como, os porque, as consequencias. Essa relevância que foi dada a historia agradou-me.
De resto, as interpretacoes são mas. E apesar de gostar do Jackie Earle Haley, nada tem a ver com o Robert Englund, que todos nos conhecemos, amamos e que estará para sempre ligado a esta personagem.
O filme pegou em quase todas as imagens marca dos anteriores e modernizou-os. Foi engraçado de ver, mas não eficaz. Preferia de longe,os efeitos especiais (alguns hoje bem ultrapassadinhos e ate ridículos) dos anos 80, do que os e computador, que são utilizados nesta nova versão.

Conclusão: Recomendo somente aos fãs.
A quem quiser conhecer Freddie e as suas façanhas, vejam os anteriores, especialmente o primeiro (claro) e o terceiro.

E não se esqueçam, custe o que custar...NÃO ADORMEÇAM!

Pontuação: 6 de 10

5 comentários:

  1. só para dizer que acabei de fazer os teus 50 :D

    ResponderEliminar
  2. Eu nasci em 90 mas como comecei a gostar de cinema porcausa do terror vi tudo o que fizeram de Elm Street e adorei :)

    ResponderEliminar
  3. Confesso que nunca vi :P Apesar de sermos quase da mesma idade... Nunca fui mt de filmes de terror ;)

    Kiss kiss

    ResponderEliminar
  4. Olá eu nasci em 78 e apanhei esses filmes , e o que acho interessante é o antes e o agora .
    Eu pelo contrario adoro filmes de terror , sou um bocado cinéfila mas acho que este Pesadelo em Elm Street dava bem para ver em casa .
    Parabéns pelo teu blog , gostei muito e passarei mais vezes .

    beijinhos

    ResponderEliminar