sábado, 26 de junho de 2010

Diario do Mundial (estupidamente atrasado)! 4a e ultima parte.

Sei que já estão fartas/os de me ouvir e por isso, esta vai ser a ultima parte! :D
Mas perdoem-me la, pois não podia fazer o Diário do Mundial sem o jogo! E que jogo, tanta emoção em pouco mais de 90 minutos!
Se bem que devo confessar que para mim a emoção começou bastante antes.Quando vi, meninos sul africanos da escola a cantarem e dançarem por Portugal, quando vi habitantes da Cidade do Cabo, sem qualquer parentesco com Portugal a torcer pelo nosso pais, quando vi emigrantes, segundas e terceiras geracoes de portugueses, a fazerem figas pedindo uma vitoria, para a nação dos antepassados. `E muito bonito, este patriotismo. E só quem viveu fora da sua pátria, sabe a que me refiro.

No Mundial de 2006 estava em Inglaterra e o sentimento foi semelhante. Apoiar o meu pais e os meus jogadores, independentemente de tudo. Porque eles, juntamente connosco e com todos aquele que conhecemos ou não, formam o nosso pais. Que mesmo bom ou mau, como qualquer outro (engane-se quem acha que uma grande potencia, `e um pais sem lacunas de sistema), `e nosso. Ele teve grande influencia na nossa cultura, na nossa personalidade.

Bem, mas `a frente, senão nunca mais saio daqui com o meu patriotismo. Ah, deixei-me só acrescentar que ouvir o hino, cantado por dezenas de milhares de espectadores, trouxe-me lágrimas aos olhos.
As vuvuzelas, minha gente, aguentam-se muito bem. `E mito que se fica surdo por minutos! Eu tinha tampões para os ouvidos e nem usei. E quem esta la entende o porque da vuvuezela. Eu comparo-o ao martelo de S. João: `e irritante, mas faz parte da festividade e da cultura. Ate foi giro ver grupos de pessoas a comunicarem com as vuvuzelas, a fazerem cancoes e ate optar por soprar na vuvuzela, em vez de aplaudir! Foi também um efeito genial, a onda mexicana, que fizeram durante o jogo. Não sei se tiveram oportunidade de a ver.
Eu estava muito perto do relvado e consegui ver bem todos os jogadores, inclusive as belas coxas do Ronaldo! :) E aguentei a chuva como uma heroina. Apanhei com ela, toda em cima durante todo o jogo! Mas sinceramente não queria que tivesse sido de outra forma! Podia ter ido para a parte coberta, mas qual era a piada? Estava encharcada sim, e? Secava-me mais tarde! ;)

Quando veio o primeiro golo, devo confessar que aquele segundo em que se da o salto da cadeira e se ergue as mãos no ar, varreu-se-me totalmente da memoria! Foi uma emoção muito grande! E seis outros saltos se seguiram! ;) Inacreditável!!!

Uma coisa que levo daqui, da África do Sul, da Cidade do Cabo, deste jogo Portugal - Coreia de Norte, `e o orgulho de ser português. Ele esta sempre la, mas as vezes sabe bem ser lembrado que fomos e somos uma grande nação (ainda que falida e de pequenas proporcoes)! Se não fossemos nos, a sermos os primeiros a passar por la, talvez a cidade fantástica que encontrei não seria assim. Talvez não tivesse um bocadinho nosso, do nosso sentimento, do nosso carácter, do nosso sangue.
`E bom ser português, muito bom, nunca se esqueçam disso. Tocamos no passado e continuamos a tocar muitas nacoes, muitos coracoes. A fazer muita gente por esse mundo fora, sonhar. Só pelo simples facto de sermos quem somos: portugueses!

                                                      FIM

2 comentários:

  1. Tens toda a razao, nao tem mesmo dignidade :)

    Uuii mulher tu vibras com a nossa selecçao ;D é bom ver mulheres assim a gostar de futebol, para nao ser uma coisa so de homens, embora nao seja, muitos pensam que sim :P

    ResponderEliminar
  2. E gostei deste pequeno diário.....q foi concluido de forma brilhante :)

    Parabéns e beijocas, Miss Scarlett :D

    ResponderEliminar