segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

De óculos postos e pipocas na mão # 1





" The Uninvited"

Ontem `a noite, eu e o laranjinha vimos um filme de "pseudo" terror, terror adolescente, se preferirem ou como diriam do outro lado do oceano um "horror flick". Daqueles filmezitos que assustam apenas meninas abaixo de 16 anos (ai as minhas amigas e familiares mulheres a caírem-me em cima).
O filme `e um remake (americano, pois claro) de um original coreano "A tale of the two sisters" que por acaso, eu ate calhei de ver (grande fã do cinema asiático que sou) `a alguns anos atrás, no fantasporto. Quero eu com isto dizer com isto, que foi mais um filme "adaptado" and may i say estragado, por aquela maquina de fazer dinheiro, chamada Hollywood (sugiro uma visita ao "youtube" para visionarem os trailers dos dois filmes e veres as semelhanças).

Para o que se vê hoje em dia, no terror americano, o filme nem esta muito mau. Mas as referencias ao original, são por demais. A começar pelo facto de que o argumento original foi adaptado por um produtor Coreano, Kim Ji-Woon e co produzido por alguém, que a julgar pelo nome `e também asiático: Riyoko Tanaka. As referencias aos clichés asiáticos do terror, estão todas la: os longos e negros cabelos (tanto para enfatizar a beleza da personagem feminina principal, como para assustar , no caso das aparicoes da mãe); os corpos deformados e em posicoes humanamente impossíveis e a um ritmo ou muito rápido, ou muito lento; e claro os ruídos sobrenaturais, o ranger, estalar, riscar, enfim, tudo encontrado e já ultrapassado, no cinema "Asia Extreme".
Para quem não `e muito exigente com filmes de terror, este não `e uma ma escolha, os actores não são maus, os cenários e argumento aceitam-se. Mas sem duvida, o melhor do filme `e o "twist" final que faz valer a pena aguentar os seus curtos 87 minutos.

Saliento ainda o facto de a suposta vila do filme ser uma actriz, que eu ate gosto muito, Elizabeth Banks, que faz um papel brilhante, no genial "Zack and Miri make a porno".

Pontuação: 6 out of 10

Sem comentários:

Enviar um comentário