sábado, 23 de janeiro de 2010

De óculos postos e pipocas na mão #2



Antes de mais, posso finalmente afirmar que saciei a minha carência pela famosas e insubstituiveis pipocas do UCI Arrábida. Foram lentamente saboreadas ao longo do excelente filme "Up in the air", que foi a minha escolha e do laranjinha esta semana.

Que filme despretensioso, de uma simplicidade surpreendente, mas ao mesmo tempo, tão profundo e minucioso!

O "timing" do filme, que aborda a crise e consequente despedimento nos vários sectores empresariais dos EU, não podia ser mais perfeito. Numa altura em que as pessoas são descartáveis, não só nos empregos, onde muitas dedicaram décadas das suas vidas, mas também nos seus relacionamentos, quer amorosos, quer familiares, quer profissionais.

Um filme sobre o amor (mais una vez, representado de varias formas diferentes) e sobre a capacidade, que este sentimento tem de nos moldar, de nos mudar, de nos fazer quebrar todas as rotinas, todos os medos. Que torna tão insignificantes, as coisas superficiais que ate ali pareciam tão importantes.

Nada moralista, sem qualquer intenção de nos ensinar seja o que for, mas sim de nos deixar a pensar, a ponderar as prioridades que devemos ter na vida.

Amar pode não ser para todos. Muitos podem ate nunca o encontrar. Mas sem duvida, `e a única coisa para a qual vale a pena viver.

Não percam "Up in the air"!

Ah e não se distraiam nos créditos iniciais: as imagens aéreas são imperdiveis!

Pontuação: 9 out of 10


1 comentário: